Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 0924 Moção N.º 008/2017

Proponente: Ver. Dudu Moraes

Exmo. Sr.ª

Edite Lisboa Rodrigues

Presidente da Câmara

Nesta

   

MOÇÃO DE REPÚDIO

   

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo, os Vereadores infra-assinados vêm respeitosamente, com amparo no art. 92 do Regimento Interno, submeter ao Plenário a seguinte Moção de Repúdio a ser enviada ao Sr. Prefeito Municipal, Aníbal Moacir da Silva, com o seguinte teor:

   

Repúdio à privatização da TRENSURB

   

A Frente Parlamentar em Defesa da TRENSURB-RS Pública e de Qualidade coloca-se frontalmente contra a pretensão, do Ministério das Cidades, de conceder a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre à exploração da iniciativa privada.

A entrega do patrimônio público, que somente beneficia o capital privado, tem se fortalecido em decorrência do ajuste fiscal do Governo Federal. A principal conseqüência da privatização é o aumento da tarifa, sendo que os maiores prejudicados serão os trabalhadores e a população da região metropolitana, que no atual contexto econômico já estão sendo penalizados.

Sabemos que sem metrô não há mobilidade urbana na região. Defendemos que a TRENSURB-RS deve manter-se pública, pois o transporte é um direito social fundamental, consolidado pela PEC90/2011, juntamente com saúde, educação, segurança e habitação, cumprindo uma função social vital.

É inquestionável a qualidade e a excelência dos serviços prestados, a tarifa social que é cobrada, o respeito pelo Meio Ambiente através de um transporte limpo e sem poluição, portanto temos uma empresa estatal de qualidade que cumpre seu papel social e precisa ser mantida.

Os avanços obtidos na área tecnológica, a expansão do trem até Novo Hamburgo, o aeromóvel, a política da empresa de fazer mais e melhor por menos, comprovam a viabilidade e necessidade da TRENSURB permanecer como empresa estatal subsidiada pelo Governo Federal.

Neste contexto esta Frente Parlamentar, juntamente com os vereadores abaixo-assinados, salientam que é obrigação do Estado tratar as pessoas com dignidade, honrando, com qualidade no atendimento, os impostos pagos por todos. E diz não à intenção de privatização da TRENSURB ontem, hoje e sempre, e solicita que esse processo não se consolide.

   

   

Atenciosamente,

   

DUDU MORAES
Vereador na Bancada do PT

   

Sala das Sessões, 21 de Julho de 2017.

Documento publicado digitalmente por GERSON POLEZER em 21/07/2017 às 10:40:45.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 5c04f6d32cbd9550bc5ca0d42fab8abc.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 19288.

HASH SHA256: 59bc26f4889c2f4f2fe6fadb709aa676eaea8839ab91e6c9a28fdfdeaecfeeb1