Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1054 Projeto de Lei N.º 163/2015

Proponente: Bancada do PT

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

O Projeto de Lei que ora envio à apreciação dessa Egrégia Casa Legislativa "Institui no calendário oficial de eventos da cidade de São Leopoldo o dia internacional do Rock e dá outras providências."

O dia 13 de julho celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, um grande evento que aconteceu nesse dia em 1985. Em 13 de julho de 1985, foi organizado o LIVE AID, um show simultâneo em Londres, Inglaterra, Filadélfia e Estados Unidos, com o objetivo principal de chamar atenção para a fome da Etiópia. O evento contou com a presença de muitos artistas de nome relevante na música mundial, como Led Zeppelin, The Who, Madonna, Queen, BB King, U2 Paul McCartney, Mick Jagger, Eric Clapton, entre muitos outros. Dia Mundial do Rock.

O rock é uma manifestação cultural importante, e deve ter o seu espaço no calendário da cidade.

Em seguida, os americanos se uniram à causa e lançaram We Are The World, pelo USA For Africa. A causa era nobre, e o movimento não parou.

 Em 13 de julho de 1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia. O evento chamou a atenção por contar com a presença de muitos artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. Transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países, os shows abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 

O resultado do evento foi a arrecadação de uma renda de 283 milhões de dólares. O dinheiro foi doado para a caridade. Durante o evento, Phil Collins sugeriu que a data fosse conhecida como o Dia Mundial do Rock.

 Como se não bastasse, a data também coincide com o dia da formação do grupo The Rolling Stones, em 13 de julho de 1962.

 Foi assim que o 13 de julho passou a ser considerado o Dia Mundial do Rock. Essa movimentação serviu para provar que é possível unir o mundo inteiro por uma causa, por meio do poder e da linguagem universal da música.

 Apesar de ser chamada assim, a data só é comemorada no Brasil, e começou a ser celebrada em meados dos anos 90, quando duas rádios de São Paulo (89 FM e 97 FM) começaram a mencionar a data em suas programações.

 São Leopoldo possui centena de bandas de rock que levam o nome da cidade por todo o Brasil, e a cada dia um novo talento é revelado neste panorama de uma grande efervescência cultural rockeira. O Dia Mundial do Rock entrando para o calendário de eventos da cidade nascem novos espaços e oportunidades para se desenvolver ainda mais este estilo que está sempre em constante evolução.

Assim, contamos com o apoio de todos os vereadores desta Casa Legislativa para a aprovação desta Proposição, que inclui a efeméride Dia do Rock no Calendário de Datas Comemorativas do Município de São Leopoldo.

Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.

   

INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO O DIA INTERNACIONAL DO ROCK E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Art. 1° Fica instituído no Calendário Oficial do Município de São Leopoldo o DIA INTERNACIONAL DO ROCK, a ser comemorado, anualmente, no dia 13 de Julho.

§ 1° O evento passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos.

§ 2° O poder Público poderá promover, conjuntamente com entidades representativas e Secretaria Municipal de Cultura, atividades alusivas à data.

Art. 2° As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 3° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

São Leopoldo, 13 de Julho de 2015.

   

Atenciosamente,

   

___________________________________
Bancada do PT

Vereador Carlos Roberto Fleck 

Vereador Luiz Antonio Castro 

Vereador Nestor Pedro Schwertner

Documento publicado digitalmente por BANCADA DO PT em 13/07/2015 às 18:00:50.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e1ce79a85e5805be941fe01041484264.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 3137.