Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1663 Projeto de Lei N.º 596/2016

Proponente: Ver. Nestor Pedro Schwertner

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

O Projeto de Lei que ora envio à apreciação dessa Egrégia Casa Legislativa.

RUA Carolina Maria de Jesus

JUSTIFICATIVA: Dar nomenclatura oficial para uma rua do bairro Feitoria /Seller, para melhorar a localização residencial tanto para moradores, visitantes, entregadores e carteiros, possibilitando o cadastramento da mesma com o Código de Endereçamento Postal – CEP pelos Correios, com isso possibilitar maior tranqüilidade aos moradores quanto à entrega de suas encomendas e correspondências.

HOMENAGEADO:  Carolina Maria de Jesus (1914 – 1977), nasceu em Minas Gerais, numa comunidade rural onde seus pais eram meeiros. Aos sete anos, a mãe de Carolina forçou-a a freqüentar a escola depois que a esposa de um rico fazendeiro decidiu pagar os estudos dela e de outras crianças pobres da fazenda. Carolina parou de frequentar a escola no segundo ano, mas aprendeu a ler e a escrever.  Em 1947,momento em que surgiam as primeiras favelas da capital paulista ela chegou em São Paulo. Construiu sua própria casa usando madeira papelão latas ou qualquer outro material que encontrasse. Ela saia todas as noites para coletar papel, vidro, ferro velho, latas etc ...para vender e sustentar sua família. Quando encontrava revistas e cadernos usados, guardava-os para escrever em suas folhas. Ela reunia em casa mais de 20 cadernos com testemunhos sobre o cotidiano da favela, um dos quais deu origem ao livro        “ Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960. Após o lançamento seguiram-se três edições, com um total de 100 mil exemplares vendidos, tradução para 13 idiomas e venda em mais de 40 países.  Carolina foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas em abril de 1958. Dantas cobria a inauguração de um pequeno parque municipal. Após a cerimônia uma gangue de rua chegou e reivindicou a área, perseguindo as crianças. Dantas viu Carolina no local de pé gritando: “ Saiam ou vou colocar vocês no meu livro!” Os intrusos partiram e Dantas perguntou o que ela queria dizer com aquilo. Ela  levou o jornalista até seu barraco e mostrou-lhe tudo. Ele pediu uma pequena amostra e correu para o jornal. A história de Carolina Maria de Jesus começava a ser conhecida na cidade e no mundo inteiro.     

Denomina de rua  Carolina Maria de Jesus,  a rua “projetada” localizada na Feitoria/ Seller.

A rua “projetada ” Inicia na rua “Alberto Uebel”  e termina na quadra 2569 (rua sem saída), entre as quadras nº 1488, 1489 da planta geral da cidade.

Art 1º  Fica denominada de rua Carolina Maria de Jesus a rua “projetada”  localizada no Bairro Feitoria/ Seller, nesta cidade.

Art. 2º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art 3º  Ficam revogadas as disposições em contrario.

Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.

   

São Leopoldo, 21 de Setembro de 2016.

   

Atenciosamente,

   

___________________________________
Vereador Nestor Pedro Schwertner
Vereador na Bancada do PT

Documento publicado digitalmente por VEREADOR NESTOR PEDRO SCHWERTNER em 21/09/2016 às 09:58:25.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b59b41fa255fa77f1dd9d2770db81a33.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 10279.

HASH SHA256: f208f63e2426055b455b5da07322007da2bf53edc5d3d6bb0c56fc1850b77eca