|
|||
---|---|---|---|
|
O Vereador requer a instalação da Frente Parlamentar para tratar de mecanismos de formação de profissionais da área de Tecnologia e orientação técnica para o município legislar sobre a implantação da rede 5G.
Senhor presidente, Marcelo Pereira Antônio,
Pelo presente instrumento, os/as vereadores/as que este subscrevem requerem à Mesa Diretora desta Casa de Leis, a instalação da Frente Parlamentar de Mecanismos para formação de profissionais da área de Tecnologia e de orientação técnica para a legislação municipal de implantação da rede 5G.
A Frente possibilitará inserir a Câmara Municipal de São Leopoldo na discussão do tema 5G e receber informações suficientes junto da Assembléia Legislativa do Estado e outros setores para ”ANALISAR E PROPOR MECANISMOS DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TECNOLOGIA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLOD, COMO TAMBÉM VISA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE LEGISLAÇÃO MUNICIPAL PARA A REDE 5G”.
A sociedade está a clamar pelo incremento de mão de obra qualificada de profissionais da área de tecnologia, possibilitando contribuir na formação de jovens para este mercado que é tão pujante.
Existe uma profunda lacuna de profissionais nessa área, com necessidade premente de preenchimento de vagas, acelerada após a pandemia, pelo incremento da migração de serviços de entrega, trabalho home office(modalidade remota), comércio eletrônico, demandando cada vez mais profissionais habilitados nesse mundo virtual.
O setor de tecnologia da informação (TI) e de soluções inteligente segue aquecido e demandando mão de obra qualificada em nosso Estado e município, existindo cerca de 5 mil vagas de emprego em aberto em 2022, conforme aponta a regional gaúcha da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RS).
Nesse contexto, a Frente Parlamentar possibilitará a inserção da Câmara Municipal e vereadores em debates com todos os segmentos, análises que objetivarão avaliar dados específicos e ações necessárias à formação de novos profissionais da área.
E também, é de suma importância, a orientação do município na legislação necessária, para implantar a rede 5G, esta que é vital para ajudar nas demandas ligadas a Internet, já que no município não há legislação específica, esta frente vem em auxílio para a construção de modelo para São Leopoldo em discussão conjunta com a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
A Frente Parlamentar será presidida pelo vereador Gilmar Pinto, que será o responsável perante a Casa por todas as informações que prestar à Mesa, na forma do previsto no art. 3º da Resolução nº 138/2013, da Câmara Municipal, tendo como integrantes fundadores os Parlamentares que esta subscreverem.
São Leopoldo, 01 de junho de 2023.
Nestes termos, pedem deferimento
Atenciosamente,
Ver. Gilmar Pinto
Vereador na Bancada do PDT.