EXPEDIENTE Nº 1760
Projeto de Lei Nº 601

OBJETO: "Institui a Política Municipal de Proteção e Fomento aos Saberes e Fazeres das Culturas Tradicionais de Transmissão Oral do Brasil. "

PARECER JURÍDICO

EXPEDIENTE Nº 1760

 
 

OBJETO: Institui a Política Municipal de Proteção e Fomento aos Saberes e Fazeres das Culturas Tradicionais de Transmissão Oral do Brasil.

 

PARECER JURÍDICO

Trata-se de Projeto de Lei que busca instituir proteção e fomento aos saberes e fazeres das culturas tradicionais de transmissão oral da cultura brasileira.

É da legitimidade do edil a proposição sobre o objeto da matéria em análise, de conformidade com o preconizado nos artigos 14, inciso III e artigo 79, parágrafo único, do Regimento Interno deste Legislativo.

Com efeito, a matéria do presente projeto de lei consubstancia-se na exata descrição contida no artigo 247, inciso I, da LOM, litteris:

I – realizar atividades de caráter educativo, cultural e artístico, promovendo, prioritariamente, manifestações de cultura regionais;

Ademais disso, o projeto de lei busca respaldar o disposto no artigo 24, inciso IX da CF/88 dispõe que compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre a proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico (vide art. 24, VII, da CF/88) e sobre educação, cultura e desporto (vide art. 24, IX, da CF/88).

Dessa forma, é importante salientar que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. Ademais, o Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

   Para a melhor compreensão do presente tema, é importante deixar claro o conceito de patrimônio cultural. De acordo com o art. 216 da CF/88, o patrimônio cultural é composto pelo conjunto dos bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Entre os bens que compõem o patrimônio cultural brasileiro, destacam-se: a) as formas de expressão; b) os modos de criar, fazer e viver; c) as criações científicas, artísticas e tecnológicas; d) as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e) os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. 

Também não se pode deixar de mencionar que a Constituição Federal de 1988 estabelece a seguinte relação de mecanismos de proteção do patrimônio cultural brasileiro: 1) inventários, 2) registros, 3) vigilância, 4) tombamento, 5) desapropriação, e 6) outras formas de acautelamento e preservação. Além disso, cabe à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental. 

 Como já visto acima, uma das formas de proteção do patrimônio cultural brasileiro é o tombamento. Dessa forma, a CF/88 estabelece, em seu texto, o tombamento de todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas.

Ressalte-se que o presente projeto de lei deverá ser remetido à comissão competente para discussão e votação.

Em não havendo vício de origem, e não opondo-se aos preceitos constitucionais, opina-se pela legalidade da propositura

 
Votação: Maioria Simples   

É o parecer.

 

São Leopoldo, 14 de Dezembro de 2016.

   

   

Documento publicado digitalmente por DRª TâNIA MARLI JUNGBLUTH em 14/12/2016 às 17:28:14. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 7c6bd74b4c64d911af8347eb546adc38.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 11792.

HASH SHA256: d704f32b9a81ef1bb38888ad06a9dce3d7e23445b2bc68489b59c06a659a45ef