 Câmara de Vereadores de São Leopoldo Estado do Rio Grande do Sul
|
EXPEDIENTE N.° 0964 |
Pedido de Providência N.º 225/2015 |
|
Exmo. Senhor
Presidente do Legislativo
Aurélio Inácio Schmidt
O Vereador que subscreve, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o Regimento Interno desta casa, apresenta Pedido de Providências, solicitando que o Executivo Municipal efetue o fornecimento de peruca às pessoas com Alopécia (termo técnico para a perda de cabelo) provocada pela aplicação de quimioterapia, coforme Legislação Estadual em vigor - (Lei 14.608/12), que visa contribuir no tratamento das pessoas que são submetidas ao tratamento e tem como objetivo recuperar a autoestima e fortalecer as pessoas para o enfrentamento do câncer.
Os quadros de Alopécia são divididos em dois grandes grupos: cicatricial e não cicatricial. No primeiro, o folículo piloso (raiz) é afetado de forma definitiva por doenças inflamatórias, infecciosas ou traumas permanentes. A segunda situação é diagnosticada quando a perda é temporária e reversível, como interrupção por causa de medicação, traumas emocionais e déficits nutricionais. A queda de cabelo provocada pela quimioterapia é considerada alopecia não cicatricial, ou seja, ela é temporária e reversível.
A necessidade da peruca surge na vida das pessoas com câncer no momento em que elas estão mais vulneráveis. Depois de passar pelas difíceis fases de diagnóstico e tratamento quimioterápico, vem o sofrimento e a apreensão: quando as mechas começarão a cair. Além do mal-estar da própria doença, a pessoa ainda tem de ficar sem cabelo. Portanto a peruca pode ajudar a recuperar a autoestima. Para algumas mulheres, o cabelo representa a identidade do ser feminino. Com a perda dele, ela passa a ter dificuldade de se inserir na vida social. Reconstituir a imagem do paciente é fundamental para o tratamento.
Muitas pessoas têm perucas antigas guardadas em casa, porque a moda mudou ou porque e que já recuperaram o seu cabelo, estas pessoas podem ser estimuladas pelo poder público a fazer doações possibilitando que as instituições de saúde montem bancos de perucas para distribuição as pessoas que perderam seus cabelos devido ao tratamento quimioterápico.
Desta forma, elevamos nosso reconhecimento, antecipadamente agradecemos a atenção que será dispensada ao presente e colocamo-nos ao vosso dispor para outros esclarecimentos que por ventura forem necessários.
São Leopoldo, 16 de Abril de 2015.
Atenciosamente,
Vereador Luiz Andrade
Vereador da Bancada do PSB
‘’Tudo posso Naquele que me fortalece”.
Documento publicado digitalmente por VEREADOR LUIZ ANDRADE em 16/04/2015 às 10:45:40.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3d9d6057eb96818a50fc044e7080b5f2.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 2029.