Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1453 Projeto de Lei N.º 134/2017

Proponente: Ver. Dudu Moraes

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

O Projeto de Lei que ora envio à apreciação dessa Egrégia Casa Legislativa cria A SEMANA MUNICIPAL DO GRAFITE E DA ARTE URBANA DO MUNICIPIO DE SÃO LEOPOLDO”.

Artigo 1º - Fica instituída em São Leopoldo a SEMANA MUNICIPAL DO GRAFITE E DA ARTE URBANA.

Artigo 2º - A SEMANA MUNICIPAL DO GRAFITE E DA ARTE URBANA será realizada na quarta semana do mês de Agosto de cada ano. 

Artigo 3º - A organização da SEMANA MUNICIPAL DO GRAFITE E DA ARTE URBANA caberá ao Executivo Municipal, envolvendo os movimentos e coletivos diretamente ligados à Arte e Cultura no município.

Artigo 4º - A SEMANA MUNICIPAL DO GRAFITE E DA ARTE URBANA será realizada pela Secretaria de Cultura em parceria com a AHSL: Associação de Hip Hop de São Leopoldo.

Artigo 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Artigo 6º - Revogam-se as disposições em contrário.

JUSTIFICATIVA

O grafite surgiu no Brasil na década de 1970. Primeiro através das pichações poéticas e depois com a stencilart, técnica que consiste em aplicar desenhos moldados em máscaras de papel-cartão grosso, com reprodução seriada. Rapidamente, esse tipo de intervenção artística foi ganhando adeptos, tornando-se um movimento artístico de grande influência na capital paulista, chamando a atenção de todo o País.

Atualmente, o graffiti, ou grafite, faz parte da cultura urbana e do cotidiano de pessoas que vivem nas  cidade

Esse tipo de expressão artística, mais democrática, existe desde os tempos pré‑históricos, mas o movimento do grafite começou a ser conhecido mundialmente por meio da cultura hip hop.

A SEMANA MUNICIPAL DO GRAFITE visa realizar anualmente intervenções  culturais e proporcionar às crianças e adolescentes o acesso à cultura, transformando muros da cidade em verdadeiras galerias de arte a céu aberto, bem como a oferta de acesso livre a cultura popular das grandes metrópoles. Assim o evento pretende trazer muita arte, cultura e informação aos cidadãos Leopoldenses com diversos estilos, fazendo da difusão e intercâmbio cultural um dos fatores chaves desse evento.

A SEMANA MUNICIPAL DE GRAFITE nasce em 2017 e tem como ideia inicial a realização de um encontro de caráter tanto local quanto nacional de propagação da arte urbana – Grafite - objetivando a criação de um mural artístico anualmente na cidade de São Leopoldo.

A montagem desse projeto contou com a participação da Secretaria da Cultura e Associação de Hip Hop de São Leopoldo – AHSL.

Considerando a possibilidade de utilizar o grafite como uma estratégia para despertar a responsabilidade com o espaço urbano, visando aspectos sociais como educação, paz, amor e a expressão da realidade dos jovens e também postulando a possibilidade de contribuir para tirar os jovens do mundo da marginalidade para transformá-los em artistas do spray, justifica-se o encaminhamento e solicita-se a apreciação do incluso Projeto de Lei.

Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.

   

São Leopoldo, 05 de Outubro de 2017.

   

Atenciosamente,

   

___________________________________
Dudu Moraes
Vereador na Bancada do PT

Documento publicado digitalmente por GERSON POLEZER em 05/10/2017 às 11:52:46.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 081fcea254357e79e29465d2a861e2b6.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 24007.

HASH SHA256: 4bb1f7e92ef6551b8d5a9e1f020a5ea891aeff9369d68df03cf32d1f1c5d3741



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
VILSON EDUARDO FISCHER DE MORAES:02201311048 às 05/10/2017 11:54:04