Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1011 Pedido de Providência N.º 238/2015

Proponente: Ver. Adão Rambor

Exmo. Sr.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES

AURÉLIO SCHMIDT

   

O Vereador que subscreve, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o regimento interno desta casa, apresenta pedido de providências para criação de um cemitério na zona norte do município de São Leopoldo e justifica: É de grande relevância a necessidade da criação de um novo cemitério municipal na zona norte de nosso município, devido a distância dos atuais cemitérios da zona norte que dificulta o acesso da população tanto para visita aos seus entes queridos que partiram bem como o sepultamento de seus familiares. Hoje temos três cemitérios municipais Cristo Rei, Feitoria e São Borja, no entanto a população da zona norte de nosso município, conta com aproximadamente 90 mil habitantes, conforme dados do IBGE, e possui somente um cemitério particular na zona norte localizado na vila Baum, cemitério Piedade. Porém muitas famílias não têm condições financeiras de adquirirem um espaço particular neste cemitério. Tornando-se necessário a implantação de um cemitério municipal na zona norte do município.
Sem intenção de enveredar por discussões religiosas, mas não deixando de acenar para a tradição cristã, que pelos séculos transmitiram o sentimento de cuidado com os corpos dos entes falecidos, lembramos o valor e a necessidade de se facilitar a todos os cidadãos as condições necessárias para que possam, dignamente, enterrar seus mortos, conforme tradição da primitiva igreja cristã: “Obviamente que o homem deixa de existir quando a morte o atinge, mas o corpo que está ali pertenceu a um ser humano e voltará a pertencer novamente na ressurreição final e isso já é o suficiente para que ele seja tratado com respeito e devidos cuidados. Podemos afirmar que a prática antiga e contínua dos cristãos enterrarem os mortos tem raízes no Evangelho e São Paulo explica melhor o seu significado em I Coríntios 15:42, quando compara o corpo a uma semente que semeado na corrupção, ressuscita incorruptível. O enterro Cristão é portanto e antes de tudo, uma imitação do que aconteceu com o corpo de Cristo.”
 

Desta forma, elevamos nosso reconhecimento, antecipadamente agradecemos a atenção que será dispensada ao presente e colocamo-nos ao vosso dispor para outros esclarecimentos que por ventura forem necessários.

   

São Leopoldo, 14 de Maio de 2015.

   

   

Atenciosamente,

   

Ver. Adão Telmo Rambor
Vereador na Bancada do PSB

Documento publicado digitalmente por VER. ADãO TELMO RAMBOR em 14/05/2015 às 17:57:28.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 551e4d911facd6f788b21c71e296596d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 2526.