Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1681 Projeto de Lei N.º 150/2017

Proponente: Ver. Dudu Moraes

 

 O Projeto de Lei que ora envio à apreciação dessa Egrégia Casa Legislativa cria a  SEMANA MUNICIPAL DO SKATE NO MUNICIPIO DE SÃO LEOPOLDO”.

 

Artigo 1º - Fica instituída em São Leopoldo a SEMANA MUNICIPAL DO SKATE.

Artigo 2º - A SEMANA MUNICIPAL DO SKATE será realizada anualmente na segunda quinzena do mês de Novembro.

Artigo 3º - A organização da SEMANA MUNICIPAL DO SKATE caberá ao Executivo Municipal, envolvendo a Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Cultura e Turismo e Associações Municipais de Skate.

Art. 4º - A Programação da Semana Municipal do Skate será coordenada pela Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Cultura e Turismo e Associações Municipais de Skate.

Artigo 5º - Durante a Semana Municipal do Skate, serão divulgados os trabalhos realizados nas diversas modalidades com reuniões, palestras e práticas voltadas ao skate.

Artigo 6º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Artigo 7º - Revogam-se as disposições em contrário.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

O skate (pronuncia-se skêit) é um esporte criado no estado Americano da Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (em inglês: deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks".

Os skates eram muito primitivos no começo, era apenas uma tábua com quatro rodinhas. O crescimento do "surf no asfalto" se deu de uma maneira tão grande que muitas pessoas, não só adolescentes ou crianças, mas adultos e idosos, renderam-se ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas e suas diversas modalidades.

É importante salientar a representatividade que o Skate tem na Comunidade Leopoldense, com dois campeões mundiais: Douglas Dalua e Yan Bertinati (modalidade Downhill Speed). A expectativa dos skatistas é de que o poder público valorize mais a atividade.

No Brasil o esporte é o sétimo mais praticado e no mundo, está entre os cinco mais praticados.

Vemos que o skate tem uma ligação muito forte com as culturas das ruas, promovendo o esporte não só como uma prática esportiva, mas como uma filosofia de vida desses praticantes. Outro fator muito interessante é o poder social que ele agrega para o praticante do skate pois, segundo, COELHO, (p.9) apud Rubio (2000). ”O esporte pode ser considerado uma forma elementar de socialização. Ele compõe o imaginário social e é reconhecido por envolver superação de limites, força, vitória e auto-confiança enquanto valores próprios, elementos que refletem um modelo social vigente. ” Aqui nos referimos especificamente ao Skate.

O Skate possui vários adeptos de diferentes classes sociais. Portanto, podemos dizer que o skate é também uma atividade social, pois ao contrário de muitos esportes o skate não tem idade inicial ou limite, não há classe social, condição física ou técnica, o objetivo é se divertir e embora seja um esporte individual, os skatistas costumam praticá-lo em grupos, a fim de aprender novas manobras e estreitar os laços de amizade. Na competição, o principal objetivo é competir com você mesmo e todos torcem em prol de boas manobras e superação do skateboarder.

Diante desses fatos, percebe-se que este esporte e um excelente meio de atividade física, pois mexe com toda estrutura corporal do praticante, fazendo com que o skatista não sinta o tamanho do seu esforço físico, pois está se divertindo. Não para, para perceber o seu tempo gasto em atividade física. Segundo (revista Boa Forma, edição 333/julho 2014), antes do esporte, o skate é uma diversão, faz com que o praticante não perceba que está realizando um exercício físico. Além disso, ele ensina a superar os medos e combate a depressão. Para os iniciantes no esporte, a queima é de 500 calorias, em uma hora de atividade. Na evolução de manobras, velocidade e curvas esse gasto calórico aumenta consideravelmente.

É com este breve relato histórico que se justifica a importância deste projeto, pois há um crescimento significativo no número de praticantes e simpatizantes, sem local adequado ou uma semana que reúna esse público para uma melhor difusão em relação à prática do mesmo. Diante do exposto, entendemos que o projeto é de grande importância para manter a juventude de nossa cidade, com práticas que desenvolvam e promovam a saúde, consolidando os nomes do Município de São Leopoldo e do Estado do Rio Grande do Sul em todo o cenário regional e nacional.

Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.

   

São Leopoldo, 17 de Novembro de 2017.

   

Atenciosamente,

   

___________________________________
DUDU MORAES
Vereador na Bancada do PT

Documento publicado digitalmente por GERSON POLEZER em 17/11/2017 às 18:15:37.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 2c6f12968bcdd635de428f1585616015.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 26242.

HASH SHA256: 40d42fcda7ce39eb59ebaaf8efe7559ac4c0ae3d5a43b5fa6147891e31bc8d6b



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
VILSON EDUARDO FISCHER DE MORAES:02201311048 às 17/11/2017 18:16:34