Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 2267 Projeto de Lei N.º 607/2018

Proponente: Ver. David Santos

PROJETO DE LEI:

Institui a Semana do Reciclador e o Dia do Reciclador em São Leopoldo.

Art. 1º - Este projeto institui no município de São Leopoldo a Semana do Reciclador e também o Dia do Reciclador.

Art. 2º  - Fica definida a data de 20 de junho como o Dia do Reciclador e a segunda quinzena do mês de junho como a Semana do Reciclador, com o apoio da Semmam.

Art. 3º - Neste período, atividades diversas sobre a importância da reciclagem serão desenvolvidas, como palestras em escolas, em entidades diversas e empresas que se interessarem.

Art. 4º - Podem se envolver com a Semana cooperativas ou demais grupos atuantes na área, escolas e demais entidades que desejarem, além da Semmam na coordenação.

Art. 5º - Para falar sobre o tema serão convidados profissionais tais como recicladores, coordenadores de cooperativas de reciclagem e biólogos e destaques da área.

Art. 6º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

Reciclagem significa conjunto de técnicas de  reaproveitamento de materiais descartados reintroduzindo-os no ciclo produtivo.

E sabemos que a reciclagem é o tema da vez. É através dela que reaproveitamos um sem número de móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, objetos diversos, enfim, para novos usos. Num mundo em que, paralelamente ao aumento da população e o progresso da indústria,  cresce também a quantidade de resíduos orgânicos e inorgânicos, é imprescindível que reciclagem seja o tema da hora. Ela ainda auxilia na redução da poluição do solo, do ar e da água.

E a técnica vem a ser uma solução contra o desemprego no cenário sócio-econômico, uma vez que muitos desempregados encontram nesse setor a sua forma de se sustentar e as suas famílias. No Brasil, por exemplo, existe um enorme número de cooperativas de catadores de alumínio e de papel.

Com a reciclagem se mantém a saúde do planeta e consequentemente das pessoas. Por outro lado, o processo de reciclagem gera riquezas,  sendo que a coleta seletiva é mundialmente reconhecida, por seu trabalho e retorno econômico. Plástico, papel vidro e alumínio são os materiais mais reciclados  e, naturalmente, o profissional da reciclagem é força atuante em nossos tempos.

Daí, nada mais a propósito que um dia e uma semana dedicada ao profissional e, especialmente à área da reciclagem. Será um período de troca de experiências, muitas vivências passadas.

Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.

   

São Leopoldo, 15 de Maio de 2018.

   

Atenciosamente,

   

___________________________________
VEREADOR PEDERSSETTI
Vereador e líder na Bancada do PP

Documento publicado digitalmente por VEREADOR DAVID SANTOS em 15/05/2018 às 09:24:54.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação bc0e82b0b786a5e5db8cee9b39cfb975.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 31168.

HASH SHA256: 0e8fc15c109c55a542fa2f55b002ecf25b5ce9d5dc28db67afb347cf4cf53742



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
DAVID SANTOS DE SOUZA:02152023099 às 15/05/2018 09:27:34