|
|||
|
“Concede o título de Cidadão Leopoldense ao Senhor Almerindo Batista da Silva, conhecido como sensei Batista, nos termos da Lei n.º 6.591/2008.”
Art. 1º Fica concedido ao Senhor Almerindo Batista da Silva o título de Cidadão Leopoldense.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Ficam revogadas as disposições em contrário.
São Leopoldo, 24 de Julho de 2018.
Vereador Armando Motta
Líder de Bancada - PRB
O presente projeto de lei enviado à apreciação, objetiva conceder o título de Cidadão Leopoldense ao Senhor Almerindo Batista da Silva, nos termos da Lei n.º 6.591/2008.
Almerindo Batista da Silva, conhecido como sensei Batista, é natural de Rolante e veio para São Leopoldo com os pais e os nove irmãos em 1946. Em 1965, aos 30 anos, iniciou a prática de Judô no quartel, participando por seis anos consecutivos da Olimpíada Brasileira do Exército - onde foi professor de Judô e de matemática e, atualmente, é capitão da reserva. Sua esposa Helena (in memorian) foi sua grande incentivadora.
Em 1º de agosto de 1970, juntamente com o judoca Gabriel Ferreira da Luz e com o responsável técnico Ubirajara Custódia de Nascimento, Batista fundou a Associação de Judô Gaba, uma das primeiras do Rio Grande do Sul. Nestes 48 anos de existência, a Gaba formou milhares de judocas e dezenas de professores, que atuam como professores associados em outras academias, escolas e projetos de várias cidades da região.
O sensei Batista é atualmente membro do Conselho Kodansha da Federação Gaúcha de Judô. Batista também já foi vice-presidente e árbitro da Federação Gaúcha de Judô e técnico da Seleção Gaúcha, formando e orientando importantes atletas que se destacaram em nível estadual, nacional e internacional. Na galeria da Gaba, há mais de 500 troféus conquistados somente por atletas de suas dependências e em seu quadro social, 82 atletas faixas preta registrados.
O sensei graduou-se Sho-Dan em 1978, fazendo parte da primeira turma do primeiro curso oficial de faixas pretas organizado pela Federação Gaúcha de Judô. Sua última graduação, a 8º Dan, ocorreu em 2016. Aos 85 anos, com dois filhos e três netos, Batista segue a frente da Gaba batalhando pela valorização do esporte e defendendo sua importância para a saúde preventiva dos jovens e para a formação de caráter.
Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.
São Leopoldo, 24 de Julho de 2018.
Vereador Armando Motta
Líder de Bancada - PRB