Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 3494 Pedido de Informação N.º 144/2019

Proponente: Ver. Arthur Schmidt

Exmo. Sr.Prefeito, 

Secretária Municipal de Educação e

SEMAE

Objeto: Requer informações acerca da situação na EMEF Dr. Paulo da Silva Couto, localizada na Rua Veranópolis, s/n, Parque Mauá, bairro Arroio a Manteiga, nesta Cidade. 

Ao cumprimentá-los cordialmente, ARTHUR SCHMIDT vem, respeitosamente, requerer informações, nos termos do Artigo 91 do Regimento Interno desta Casa, mais especificamente, Parecer Técnico sobre a situação/medidas a serem adotadas na na EMEF Dr. Paulo da Silva Couto. O local atende aproximadamente mil alunos e está entre as maiores em número de alunos no Município. Não possui quadra coberta/ginásio e por esta razão as atividades esportivas, recreios e demais momentos de socialização são realizados no pátio, local com fortes indicativos de estar oferecendo riscos aos alunos, professores e demais serventuários, conforme passo a relatar:

A construção da Escola deu-se em espaço onde outrora existia rua e tubulação de esgoto. Com a obra, uma faixa que atravessa o pátio escolar, parte da pracinha e também o prédio, encobre o espaço ocupado pela antiga rua e/ou tubulações.

Desde 2017 o pátio (coberto com pedras de concreto), vem apresentando irregularidade/instabilidade. Sem qualquer intercorrência, pedras de concreto caem. Em seguida, abrem-se buracos, que atingem grandes proporções e deflagram a ausência de sustentação para a estrutura da superfície, como pode ser observado nas fotografias anexas.

Importante enfatizar que há afundamento/irregularidades visíveis na parte da frente e na parte dos fundos do pátio, sendo que a tubulação passa embaixo do prédio (local destinado às crianças da Educação Infantil) e embaixo de parte da pracinha. As fotografias inclusas demonstram fissuras/rachaduras no muro da praça e na estrutura da escola, e os inúmeros pontos de afundamento/irregularidades do pátio.

Desde a primeira ocorrência a Secretaria de Educação está sendo comunicada, mas ateve-se a orientar a escola a chamar o SEMAE, caso “caia alguma pedrinha”. Há alguns dias a Secretária de Obras realizou visita, analisou o ambiente supracitado, e externalizou preocupação com a gravidade da situação. Todavia, adotou como medida, orientar a Escola a acionar a Secretaria da Educação, para que retire os canos, responsáveis pelo escoamento das águas da chuva.

Desta forma, elevamos nosso reconhecimento, Antecipadamente agradecemos a atenção que será dispensada ao presente e colocamo-nos ao vosso dispor para outros esclarecimentos que por ventura forem necessários.                           

                                                          São Leopoldo, 19 de março de 2019.   

   

Atenciosamente,

   

VEREADOR ARTHUR SCHMIDT
Vereador na Bancada do MDB

Documento publicado digitalmente por EUNICE WERLANG em 19/03/2019 às 08:37:37.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 09571c8705a123da6db84c01a2f0298e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 40881.

HASH SHA256: 94e5086d1b6e6d76ed8dd93581257c4214629ad58ddd7f9cd36fb22682be433d



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
LUIS ARTHUR DE BITENCOURT:00409517909 às 19/03/2019 11:10:50