Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1174 Projeto de Lei N.º 173/2015

Proponente: Bancada do PSB, Ver. Luiz Andrade Nascente, Ver.ª Cigana e Ver. Adão Rambor

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

Ilmo. Senhor
AURÉLIO SCHMIDT
MD. Vereador Presidente da Câmara Municipal
Nesta.

Os vereadores que este subscrevem, com acento neste Legislativo, encaminham para apreciação deste plenário o seguinte Projeto de Lei:


“CONCEDER O TÍTULO DE CIDADÃO LEOPOLDENSE AO Sr. JEFFERSON OLIVEIRA SOARES"


Art. 1º- Fica concedido ao Sr. JEFFERSON OLIVEIRA SOARES, o Título de Cidadão Leopoldense.
Art. 2º- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3° - Ficam revogadas as disposições em contrário.


São Leopoldo, 06 de novembro de 2015.

Adão Telmo Rambor                         Edite Rodrigues Lisboa                            Luiz Andrade

                                                   Vereadores da Bancada do PSB


Jefferson Oliveira Soares nasceu no dia 29 de janeiro de 1968, em Porto Alegre. Filho de Pedro Escouto Soares e de Francelina Oliveira Soares. O pai atuava como operário de uma indústria, agora aposentado, e a mãe sempre foi das prendas domésticas. É irmão de Andréia Oliveira Soares e de Joice Francelina Soares.
Estudou em Porto Alegre na Escola de Primeiro e Segundo Graus Santa Dorotéia até o ano de 1978. A partir de então, o Brasil já vivia uma crise econômica, com níveis de desemprego que cresciam dia-a-dia, o que afetou diretamente sua família, quando o pai com 50 anos de idade, e nenhuma escolaridade, acabou desempregado. A situação fez com que a família fosse residir no interior, no município de Encruzilhada do Sul, onde Jefferson morou até o ano de 1987, tendo lá estudado no “Ginásio” e concluído o segundo grau na Escola Estadual Gomercinda Dorneles da Fontoura.
Filho de família humilde foi criado sob forte influência dos princípios e da disciplina evangélica a qual os pais eram, e são, adeptos há mais de 60 anos.
Em 1987 alistou-se para o serviço militar, concorrendo a uma vaga no Centro Preparatório de Oficiais da Reserva de Porto Alegre, onde no ano de 1988 veio a cursar a “arma da infantaria”, formando-se Aspirante do Exército Brasileiro no mesmo ano. Em 1989 realizou o estágio obrigatório na cidade de Santa Maria, e entrou para a Reserva do Exército no posto de “Segundo Tenente”.
Ainda em 1989 fez vestibular e passou para o curso de Direito na Universidade de Bagé, cidade onde morou de favor a convite do amigo Fabiano Franco, cujo pai tinha sido juiz em Encruzilhada do Sul, e estava transferido para aquela cidade. Era uma oportunidade da qual não poderia abrir mão, afinal tinha em mente continuar estudando. Contudo, eram um período de inúmeras dificuldades para o cidadão brasileiro por conta da crise econômica que assolava o país. Sem obter emprego, apesar da generosidade da família de Fabiano, não dispunha de recursos para continuar estudando. Então, Jefferson retornou para a família em Encruzilhada do Sul, tendo abandonado o curso de direito já no primeiro semestre.
Em Encruzilhada do Sul, procurou através de amigos a obtenção do primeiro emprego – já era o ano de 1989. Sem dinheiro para custear um cursinho preparatório para o vestibular, compareceu na escola onde havia realizado o segundo grau, e pediu a Srª Diretora para participar novamente como aluno do terceiro ano, inclusive realizando provas e participando de todas as atividades curriculares, o que lhe foi permitido.
Da metade de para o fim de 1989 conseguiu seu primeiro emprego, na cidade de Santa Cruz do Sul. Lá permaneceu por cerca de um ano e meio. Seu emprego não lhe autorizava suportar uma mensalidade universitária, contudo para não ficar parado, em 1990 estudou e concluiu três módulos de um curso de inglês. Ainda em 1990 veio residir e trabalhar em Porto Alegre. Trabalhou por primeiro nas Lojas Renner, e depois na rede hoteleira Plaza São Rafael. Em julho de 1991 começou a cursar Direito da Unisinos.
Em fevereiro de 1992 começou a trabalhar na empresa Zamprogna S/A, como cobrador, e depois como auxiliar do departamento jurídico. Nesse mesmo ano veio residir em São Leopoldo, num kitnet na Rua Primeiro de Março, junto ao antigo Curtume Pinheiro.
Em janeiro de 1996 formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, ascendendo ao cargo de Advogado do Grupo Zamprogna. Nesse mesmo ano nasceu seu filho Gunnar.
Em 1999 rompeu seu vínculo de trabalho com a empresa Zamprogna e abriu seu escritório de advocacia em São Leopoldo, na esquina da Rua São Caetano com a Primeiro de Março.
No mesmo ano freqüentou a Ajuris, instituição mantida pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, reconhecida por sua excelência na formação e preparação jurídica de seu corpo acadêmico.
Em 2000 estudou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Especialização em Direito Internacional.
Em 2003 foi nomeado coordenador de bancada por indicação política do Partido Humanista da Solidariedade na Câmara de Vereadores de São Leopoldo e permaneceu no cargo até dezembro de 2004.
Nesse período Especializou-se em Direito do Trabalho pela Unisinos, tendo realizado diversos cursos de extensão acadêmica na área do direito processual civil.
Entre 2005 e 2006 foi procurador da Fundação Hospital Centenário, deixando como marca na atuação em defesa do nosocômio o reconhecimento à instituição como beneficiária da justiça gratuita, para fins de isenção de taxas, custas, honorários periciais e honorários advocatícios nos processos judiciais.
Em 2007 juntamente com as Advogadas Letícia Gatelli Bazana e Bianca da Silva, fundou o escritório SOARES, BAZANA & SILVA ASSESSORIA JURÍDICA, estabelecido com sede própria na Rua Bento Gonçalves, nº 1340, Centro de São Leopoldo.
Casou-se em 2009 com Letícia Gatelli Bazana, e são pais de Mariana, nascida em março de 2013.
Também foi assessor jurídico do Instituto de Aposentadoria dos Servidores Municipais de São Leopoldo, e entre janeiro de 2009 a fevereiro de 2015 foi Consultor Jurídico desta Câmara de Vereadores, tendo sempre se pautado pelo diálogo e pela aplicação principiológica da Constituição Federal no controle de constitucionalidade das leis municipais que exigiam seu parecer.
Em 2014 foi admitido no curso de admissão ao Doutorado da Universidade de Buenos Aires, onde freqüenta e cursa os módulos de Direito Constitucional.
Atualmente é Secretário de Segurança e Defesa Comunitária, onde desenvolve um importante papel focado pelo diálogo numa alteração do perfil da instituição, no trabalho irmanado com as demais forças de segurança, e com foco no exercício do poder de polícia preventivo para redução da violência e da criminalidade em São Leopoldo.
Em dezembro de 2014 foi nomeado, e em maio de 2015 eleito Presidente do Partido Socialista Brasileiro, diretório de São Leopoldo, onde juntamente com todos os amigos e filiados, envida esforços, projetos e ações contribuindo para que São Leopoldo seja cada vez melhor.

Documento publicado digitalmente por BANCADA PSB em 09/11/2015 às 14:47:23.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 2ebfdaa771a3679b6242b3fdb143a5df.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 4632.