|
|||
---|---|---|---|
|
Ilmo. Sr. José Ary Moura
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores
São Leopoldo – RS
Assunto: INSTAURAÇÃO DE CEI - COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO
Sr. Presidente,
Antecipando cordiais saudações, o Vereador que subscreve o presente, REQUER a formação, nomeação e instauração de Comissão Especial de Inquérito, nos termos do art. 67, II e 69 do Regimento Interno da Casa e do Artigo 128 da Lei Orgânica Municipal, para fins de apurar e investigar os seguintes fatos determinados com tempo certo:
1) Quanto à aquisição e estoque de ração pela Secretaria Municipal de Proteção Animal, no período de janeiro de 2017 a outubro de 2019;
2) Quanto ao furto (ou roubo) de cerca de 10 toneladas de ração ocorrido, conforme notícia, no dia 02 de outubro de 2019, bem como todos os fatos correspondentes que o antecederam e que o sucederam, inclusive as respectivas declarações do Secretário Municipal de Proteção Animal acerca dos fatos.
3) Quanto ao impedimento de acesso ao Canil Municipal – especialmente de autoridades fiscalizadoras -, no período de janeiro de 2017 a outubro de 2019;
4) Quanto ao fato da Ong GAEPA -GRUPO DE APOIO A ENTIDADES PROTETORAS DOS ANIMAIS, cuja presidente é a esposa do Secretário Municipal de Proteção Animal, atuar dentro da Secretaria de Proteção Animal e do Canil Municipal, a tal ponto de não ficar claro o que é equipamento da Ong e o que é equipamento da Secretaria, misturando-se nitidamente as atividades, de janeiro de 2018 a outubro de 2019.
5) Quanto à destinação dos animais atendidos pela Secretaria de Proteção Animal, no período de janeiro 2017 a outubro de 2019;
6) Quanto à capacidade técnica dos profissionais que prestam atendimento e realizam procedimentos junto à Secretaria de Proteção Animal, no período de janeiro de 2017 a outubro de 2019.
Os pedidos justificam-se à medida que:
a) foi noticiado o furto de 10 toneladas de ração do Canil Municipal no dia 02 de outubro de 2019;
b) além da impossibilidade do cidadão acessar no Canil – um órgão público - sem horário marcado e prévia autorização do Secretário, foi noticiado o impedimento de um Vereador para acessar o Canil Municipal no dia 14 de outubro de 2019;
c) vem sendo noticiado corriqueiramente que a Secretaria de Proteção Animal, após realizar (quando realiza) os atendimentos de castração e/ou ferimentos causados por acidente, tem abandonado os animais nas ruas, sem qualquer condição de sobrevivência;
d) há relatos e informações de que os profissionais que vêm realizando os procedimentos não possuem as respectivas habilitações.
As situações acima descritas, exigem, indiscutivelmente, o acompanhamento deste Poder Legislativo e dos vereadores desta Casa, vez que faz-se necessário esclarecer à população de São Leopoldo as dúvidas suscitadas no que se refere ao pleno cumprimento das atribuições da supracitada Secretaria, bem como dos preceitos legais.
Salienta-se que a Secretaria de Proteção Animal já foi objeto de audiências públicas, notícia em rede nacional e de inúmeras denúncias junto ao Ministério Público.
Diante do exposto, solicitamos a instauração nos termos regimentais da referida COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO. Para tanto, com as assinaturas dos respectivos vereadores: Arthur Schmidt, Cláudio Giacomini, David Santos e Perci Pereira.
Sem mais para o momento, renovo meus votos de estima e consideração.
São Leopoldo, 24 de Outubro de 2019.
Cordialmente,
Brasil Santos Oliveira
Vereador da Bancada do PSB