Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1295 Projeto de Lei N.º 194/2016

Proponente: Ver. Luiz Antônio Castro

 

Inclui o Dia do Exército Brasileiro e a Semana

do Exército Brasileiro Calendário Oficial do

Município de São Leopoldo/RS

 

 

 

 

LEI:

 

Art. 1º Ficam incluídos no calendário oficial do Município de São Leopoldo :

         I – O dia 19 de abril o “Dia do Exército Brasileiro”; e,

       II – A “Semana do Exército Brasileiro”, comemorada anualmente na semana em que recair o dia 19 de abril.

Parágrafo único. A organização decorrente das comemorações ficara ao encargo das unidades Militares sediados em São Leopoldo.

Art. 2º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 O presente Projeto de Lei visa inclui no Calendário Oficial do Município de  São Leopoldo o “Dia do Exército Brasileiro” e a “Semana do Exército Brasileiro” pelas razões a seguir:

A história do Exército Brasileiro começa oficialmente com o surgimento do Estado Brasileiro, ou seja, com a Independência do Brasil. Entretanto, mobilizações de Brasileiros para a guerra existem desde a colonização do Brasil, sendo as primeiras dignas de nota, efetuadas contra as tentativas de colonização francesa no Brasil, nas décadas de 1550 e de 1610. Ainda durante o período colonial, na Batalha de Guararapes, no contexto das invasões neerlandesas do Brasil, os efetivos português eram formados majoritariamente por Brasileiros (brancos, negros e americanos). Por isto, 19 de abril de 1648, data da primeira batalha, é tido como aniversario do Exército Brasileiro.

Para comemorar essa vitoria, enaltecer o espírito patriótico Brasileiro, divulgar a imprescindibilidade da Força Terrestre e reconhecer o dedicado trabalho desenvolvido por homens e mulheres que integram o universo de profissionais militares que se preparam, constantemente, para cumprir a missão constitucional de Defesa da Pátria essa data – 19 de abril – foi à escolhida como Dia do Exercito Brasileiro.

A força Terrestre contribui para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da Ordem, salvaguardando os interesses nacionais, e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social mantendo-se em permanente estado de prontidão e aprestamento para cumprir seu dever constitucional.

No curso de sua secular história, o Exército Brasileiro concorreu para a formação de nacionalidade brasileira e se fez presente no momentos mais importantes da História do Brasil. Assegurou a manutenção da unidade nacional e atuou, eficazmente, no sentido de: evitar a divisão política da Nação; garantir a demarcação definitiva de nossas fronteiras; apoiar os processos de independência do Brasil, libertando-o do jugo de Portugal; também participou do fim da escravidão, que extinguiu a nefanda instituição de cativeiro e, da Proclamação da República, quando festejamos o auspicioso advento da democracia, alem de ter sempre assegurado à integridade do território brasileiro e da soberania nacional. 

    

Luiz Antonio Castro

Vereador PT

 

  

São Leopoldo, 26 de Janeiro de 2016.

   



Documento publicado digitalmente por VER. LUIZ ANTôNIO CASTRO DOS SANTOS em 26/01/2016 às 15:05:52.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 5cb7e82eff6af679bd7a5be576a27e07.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 5859.