Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 0429 Pedido de Providência N.º 220/2021

Proponente: Ver. Hitler Pederssetti

Exmo. Sr.

PREFEITO ARY VANAZZI

DE: VEREADOR HITLER PEDERSSETTI

O Vereador que subscreve, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o regimento interno desta casa, apresenta pedido de providências para, vacinação contra Covid-19, aos profissionais da educação física.

Estão representados dentre as 14 categorias dos trabalhadores de saúde, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares)

Uma sociedade sem os profissionais da saúde, finda, entra em colapso. Eles são responsáveis pela manutenção da saúde do corpo físico, mental e emocional dos indivíduos. A atividade física é extremamente importante na vida das pessoas, visto que através dela é tratado problemas de saúde da população, promovendo uma recuperação mais acelerada ou o controle da enfermidade de forma segura, eficaz e com menos despesas.

O baixo nível de atividade física representa importante fator de risco no desenvolvimento das doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoporose e alguns tipos de câncer, como o de cólon e o de mama. Tal relação se torna evidente pela diminuição do aparecimento de seqüelas, redução da necessidade de internação, menor quantidade de medicamentos necessários ao controle desses agravos, que incidem na redução de custos com serviços médicos e hospitalares. Estudos recentes têm comprovado que empresas que desenvolveram programas de promoção de atividades físicas obtiveram benefícios econômicos adicionais em virtude da redução do absenteísmo e do aumento da produtividade dos trabalhadores (INFORMES, 2002).

Benefícios da atividade física:

Com vistas que o estímulo à atividade física é prioritário no controle de doenças não transmissíveis e que a mudança de padrões comportamentais requer medidas abrangentes e intersetoriais, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs a implementação da Estratégia Global para Dieta, Atividade Física e Saúde, que gera o desenvolvimento, de forma integrada, de ações de legislação, informação e capacitação de recursos humanos que visam a alimentação saudável e a atividade física, cujo propósito é prevenir doenças crônicas e promover a saúde da população (OPAS, 2009).

 Dos benefícios fisiológicos, pode-se citar que em curto prazo a atividade física permite estabilizar a quantidade de glicose no sangue, que estimula ao mesmo tempo as quantidades de adrenalina e noradrenalina e também proporciona uma melhora no sono e, em longo prazo, uma melhora na função cardiovascular, no tônus muscular, na flexibilidade, e preserva e restabelece a mobilidade das articulações no equilíbrio, na coordenação motora e na velocidade do movimento. Dos benefícios psicológicos, pode-se destacar em curto prazo que proporciona ao indivíduo praticante um relaxamento e, conseqüentemente, uma diminuição do estresse e da ansiedade, auxilia na melhora do humor dos indivíduos praticantes, e em longo prazo verifica-se um bem estar geral, que gera melhora na saúde mental e auxilia inclusive no tratamento da depressão.

Assim sendo, é de suma importância que os profissionais desta área sejam vacinados e incluídos como prioridade, dado que seu serviço é de relevância para a higidez das pessoas fortalecendo e equilibrando a saúde física, mental e emocional de todos e assim conseguirem enfrentar essa pandemia com disposição, calma, e um bom funcionamento do corpo e mente. 

Os trabalhadores já estão incluídos nos grupos prioritários, logo não é um privilégio o que peço, mas o mínimo de uma administração pública que protege a sociedade e a dignidade cidadã. Mitigando os prejuízos.

Desta forma, elevamos nosso reconhecimento, antecipadamente agradecemos a atenção que será dispensada ao presente e colocamo-nos ao vosso dispor para outros esclarecimentos que por ventura forem necessários.

   

São Leopoldo, 07 de Abril de 2021.

   

   

Atenciosamente,

   

Ver. Hitler Pederssetti
Vereador na Bancada do DEM

Documento publicado digitalmente por VER. HITLER PEDERSSETTI em 07/04/2021 às 08:16:47.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 8d890a5bc360c83b3509ea9119b25595.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 69781.

HASH SHA256: 0bed01be9388b1586813181463f1f27f69a8e35e3a145665efd21d598bcdbf8f



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
HITLER KLEBER PEDERSSETTI:83514511004 às 07/04/2021 17:04:43