Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 0631 Sessão Solene

Proponente: Ver. Adão Rambor

Exmo. Sr.ª

Ana Affonso

Presidente da Câmara Municipal

   

Senhor Presidente:

   

   Venho por meio deste, solicitar a esta Casa Legislativa, realização de Sessão Solene em homenagem ao Dia dos Desbravadores (20/09) a ser realizado próprio dia 20/09/2021 (Segunda-feira) às 19hs. 

Justificativa:

O clube de desbravadores é um programa religioso centrado no tripé físico –mental - espiritual, que desenvolve atividades para atender às necessidades e interesses de crianças e adolescentes (juvenis) entre 10 e 15 anos de idade, com foco específico nesta faixa etária.

As congregações adventistas são convidadas a integrar e patrocinar as atividades dos desbravadores, pois este departamento é considerado um do “carro-chefe" da mesma, sendo "linha de frente" do seu programa evangelístico. Desta forma, os juvenis são convidados a participar do processo de evangelização.

Grande parte do programa do clube de desbravadores é construído em torno de atividades físicas, ao ar livre e hobby's. Segundo o manual do clube de desbravadores, o foco nisto explica-se porque "os jovens entre 10 e 15 anos de idade estão num estágio de crescimento e desenvolvimento físico muito rápido". Segundo a filosofia do clube, atividades que envolvam contato com a natureza, ação, aventura, desafio e atividades em grupo, "oferecem oportunidades para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que produzem o crescimento pessoal, de equipe e espírito de comunidade", além do "amor pela criação", que ainda de acordo com a filosofia do programa, fazem parte do tripé da "cidadania e lealdade" que prega o respeito para com "Deus, à pátria, e ao próximo" (ou Deus, Sua igreja e Sua criação).

Enquanto o clube de desbravadores existe principalmente para os juvenis, um de seus propósitos básicos é também reunir pais e membros da igreja através de um envolvimento ativo com o clube. O objetivo deste envolvimento é corrigir (ou fazer desaparecer) a lacuna entre gerações aproximando juvenis e adultos, para que trabalhem e se divirtam juntos em um vínculo de experiência comum.

Toda a filosofia dos desbravadores é construída sobre a premissa de que "os juvenis e as crianças aprendem melhor pelo exemplo, ao invés dos preceitos". A forma como vêem os líderes e os valores dos pais é utilizada como um modelo espiritual e social a ser seguido. Com isto espera-se desenvolver altos princípios morais, atitudes de amor, carinho e determinação, sobressaltando estes em todas as atividades desenvolvidas. A filosofia educacional do clube, destaca ainda que os juvenis aprendem mais efetivamente numa atmosfera positiva, feliz e segura, sendo um dos motivadores para formação de novos quadros de liderança para a igreja e a comunidade. Segundo a Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, "a atitude dos dirigentes do clube é, portanto, um ingrediente vital em garantir o sucesso e a eficácia deste ministério para a juventude, pois será ele um dos principais modelos a ser seguido pelos juvenis".

   

Sem mais para o momento e renovando os protestos de estima e consideração, subscrevemo-nos.

   

Atenciosamente,

   

Ver. Adão Telmo Rambor
Vereador - Bancada do PDT

   

Sala das Sessões, 24 de Maio de 2021.

Documento publicado digitalmente por VER. ADãO TELMO RAMBOR em 24/05/2021 às 11:51:07.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 934e7b8fef83e8a3e70c26ed2c85787b.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 72248.

HASH SHA256: 621209decface6546285350cab05196046272c0de34051c60959527df8396dc8



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ADAO TELMO RAMBOR:53013018020 às 24/05/2021 11:54:12