Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1487 Projeto de Lei N.º 563/2016

Proponente: Ver. Luiz Antônio Castro

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:


Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

 

PROPONENTE: BANCADA DO PT, VEREADOR  LUIZ  ANTONIO CASTRO,  CARLOS FLECK, NESTOR SCHWERTNER,

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

IImo: Senhor (a)

IARA CARDOSO

  1. Vereador Presidente da Câmera Municipal

Nesta.

Os vereadores que subscrevem, com o acento neste legislativo encaminham para apreciação deste plenário o seguinte Projeto de Lei.

“CONCEDER O TITULO DE CIDADÃO LEOPOLDENSE AO Sr. NELSON NOR”.

Art. 1º  - Fica concedido ao Sr°. Nelson Nor, o título de Cidadão Leopoldense.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Ficam revogadas as disposições em contrário.

São Leopoldo, 29 de abril de 2016.

Luiz Antonio Castro                      Nestor Schwertner

Carlos Fleck


Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

Vereadores da Bancada PT

Nelson Nor nasceu no dia 11 de dezembro  de 1951, na cidade de Potreiro Novo, distrito de Tainhas São Francisco de Paula. Filho de Alberto Nor e Felisbella Klippel Nor.

Concluiu o primário, na Escola Municipal Afonso Pena, na sua adolescência até a sua saída trabalhou na lida campeira, “com o gado”, onde iniciou o combate ao plantio, desenfreado de pinus no campo. O mesmo destruiu a Fauna florestal e todas suas espécies, além de destruir “secou” as nascentes de água e banhados.

Em maio de 1974, mudou-se para São Leopoldo, onde começou a trabalhar como metalúrgico, até os dias de hoje.  Concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual Visconde de São Leopoldo e o ensino Médio na Escola Vila Lobos.

Neste período o mesmo fez alguns cursos; Urbanismo e Meio Ambiente na Metroplan, para elaborar planos diretos; agente de saúde; curso de soldas e outros, além da formação política com a fração operariam “socialismo significativo”.

Em julho de 1974, iniciou sua trajetória nos  movimentos comunitários no bairro Santa Tereza, a convite de seu colega de serviço Oscar da Rosa. Acompanhou a luta por melhorias das ruas da Vila Duque Nova, na gestão do Prefeito Enrique da Costa Prieto. Participou vários movimentos para tomar conhecimentos das necessidades da região.

Segundo a gestão do governo Olimpio Albrecht, no bairro Vila Duque Nova, organizou o movimento para conquistar o que é de direito, para a


Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

Comunidade, ou seja, ruas abertas com saneamento básico, conforme manda as nossas leis. Naquela época nem todas ruas estavam aberta, não tinham canos para drenar o pluvial e o cloacal. Porém a primeira demanda daquela população era a falta da água e em alguns lugares a falta da rede de energia elétrica.

Nessa luta se associou com nós o deputado Ivo Mainardi e o representante da Associação da CEEE Antonio Barbedo, numa ação prolongada que resultou na conquista das redes instaladas de água e luz em toda a região do Bairro Vila Duque Nova. Melhorias na Escola Amadeu Rossi para conclusão do Ensino Fundamental e posteriormente a ampliação para o a conclusão do Ensino Médio, mais de quinhentos moradores apoiaram e fortaleceram o movimento.

Associação da Vila Kenndy, foi fundada pelo morador Nelson Nor, como presidente do movimento da entidade. Em questão educacional e defesa aos moradores da área verde Kenndy e Monte Claro, que haviam recebido ordem de despejo com o prazo de três dias, revertido graças a defesa feita pela associação da Vila Kenndy do Bairro Duque de Caxias com o assessoramento dos advogados da FRACAB, os mesmos moram até hoje no bairro.

Na luta ambiental coordenado pelo então vereador Ronaldo Ribas, houve intensificação do movimento para limpar  e recuperar o Rio dos Sinos participou desta batalha inclusive nas audiências com a secretária estadual da saúde, Jermano Bonow w o Grand. A Associação do Bairro Vila Duque  com o Elio Mariano, Vila Justo, Ohmi Klippel, Vila Kenndy, Nelson Nor e presidente da ABSTER, vinham trabalhando junto com o presidente da Vila Esperança e Airton Ribeiro de Mello, resolveram se juntar num comitê os dois blocos formando o comitê da zona sul. Esse comitê foi buscando melhorias nos colégios Amadeo Rossi e Elena Camara. As ruas foram abertas, o saneamento básico avançou, sendo assim teve mais melhorias.


Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

Havia a questão dos alagamentos, devido a falta de disques na cidade, analisaram várias alternativas para construir novos disques, sempre pensando na conservação dos peixes.

Em 1980 participou da fundação da Associação da Vila Paula Conto. Neste ano participou na UAB como tesoureiro, dois anos após entregou a tesouraria a entidade equipada com recursos financeiros. Participou da secretária da associação do Bairro Duque de Caxias, com a ideia de construir a creche Ipê Amarelo, onde antigamente era o  colégio Amadeu Rossi  e hoje é a escola de ensino infantil Ipê Amarelo.

Em 1990 participou como assessor a fundação das associações do Iriapura dois. Como coordenador do departamento de urbanismo e meio ambiente da UAB, conseguiu impedir a destruição numa parte do banhado do Rio dos Sinos e do bairro Independência,  contra represa do rio que causaria alagamentos nas residências.

Em 2010 participou do movimento a favor das escolas infantis, fez parte da comissão comunitária em prol a escola técnica agrícola aprovando em parceria com o estado no governo do Traso, com a prefeitura na gestão Vanazzi,  ficando a cargo do município o aterro e do estado a construção e funcionamento da escola agrícola. As escolas infantis ficaram prontas no final sua gestão. Pelo intermédio do comitê patrocinado pela FRACAB, criaram o programa do movimento popular na rádio progresso de São Leopoldo. Apresentado por Olmi Klippe, Nelson Nor e Farias de Vargas, a rádio foi crescendo e os ouvintes faziam suas reclamações e querendo uma cidade melhor.

A associação do Bairro Independência foi fundada pelo Nelson Nor, através desta associação eles foram buscando melhorias ao bairro, como paradas de ônibus, creches, posto de saúde, posto de polícia, pavimentação nas ruas, cementérios, construção de novas casas e escolas de primeiro e segundo grau. Com o tempo Nelson  Nor mesmo fora presidência, lutava


Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

por bem feitorias; na saúde pública, drenagens pluviais, proteção contra cheia do rio, segurança pública, questão da educação, bancos, lotéricas e posto de correios todas essas melhorias faltaram na zona leste.

Nelson Nor participou  da formação do sines com a universalização da saúde pública SUS e posteriormente a formação do CMS pela UAB, inclusive na confecção do regime interno.

Ele foi o primeiro conselheiro do trânsito, pelo movimento popular, Nesson foi a favor dos carroceiros para formar uma associação dos mesmos e emplacamento das carroças. Também participou na formação do conselho do idoso, assessorou o movimento  na cidade de Santa Cecilia, resultando no caçamento das ruas.

Vereador

Luiz Antônio Castro

Documento publicado digitalmente por VER. LUIZ ANTôNIO CASTRO DOS SANTOS em 25/04/2016 às 14:20:03.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação cf6654fc3d7eb5d31fa8da6a441cb3a9.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 7336.

HASH SHA256: e4e25c9c68f8b57792d0ff9eeb8394ac84ba96dd0c1ecfd64363946604be854b