Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1501 Projeto de Lei N.º 566/2016

Proponente: Ver. Rogério Brito

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

   

Prezados Senhores

                                   Pelo presente, estamos encaminhando o Projeto de Lei que “INSTITUI O DIA MUNICIPAL DOS AVÓS” para apreciação dessa Casa.

                                          O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social. Faz-se necessário entender desde cedo os princípios da natureza,  que todos envelhecemos, por isso precisamos compreender que  Envelhecer é viver, é adquirir sabedoria, paciência e muitas outras qualidades que só o tempo nos permite desenvolver.

                                   Este projeto de Lei justifica-se visto que celebrar o dia dos avós é comemorar a experiência de vida, maturidade e a sabedoria dos que são considerados segundos pais, diz-se popularmente que vovôs e vovós são pais duas vezes, porque têm a missão de orientar e auxiliar na criação dos netos. Para homenageá-los nessa importante função, o dia 26 de julho é dedicado aos avós. Santa Ana e São Joaquim são considerados os padroeiros das avós e avôs para os brasileiros.         

                                          A data foi criada em razão da canonização de Sant'Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo. Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo.Segundo preceitos bíblicos, o casal Ana e Joaquim não podia ter filhos, o que era considerado uma maldição e dava o direito ao marido de ter filhos com outras mulheres. Ao se retirar ao deserto para orar e fazer penitências, Joaquim recebeu a visita de um anjo que lhe disse para voltar para casa, pois suas preces seriam atendidas. Apesar da esterilidade e idade, pouco tempo depois, Ana deu a luz a Maria. A menina acabou sendo entregue aos cuidados do Templo de Jerusalém. Anos depois, saiu de lá para ficar noiva de José. Do casamento de Maria e José, nasceu Jesus, neto de Ana e Joaquim. Santa Ana é considerada como sendo a padroeira das mulheres grávidas e também daqueles que desejam ter filhos.                                  

                                   Desta forma, solicitamos que egrégia Câmara Municipal aprecie e vote este projeto.

São Leopoldo, 02 de Junho de 2016.

   

Atenciosamente,

   

___________________________________
Ver. Rogério Barbosa de Brito
Vereador na Bancada do PSD

Documento publicado digitalmente por VER. ROGéRIO BRITO em 02/06/2016 às 17:38:34.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação ae8ad3be7ce0f111cc78c167357ad5bc.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 8271.

HASH SHA256: e19e70555a4a4f79eaff192bfbbcead411528b43eb6efecb424072467fda2130