Ver.ª Ana Affonso (PT)

Acompanhe as redes sociais da vereadora Ana Affonso!
WhatsApp: (51) 98939 9544
Facebook: facebook.com/anaaffonso13
Instagram: @anaaffonso13
Twitter: @anaffonso13
E-mails: [email protected]

Vereadora reeleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para seu quarto mandato na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, sendo a mulher mais votada no município nas eleições de 2020.

Seu mandato é popular, construído coletivamente e à serviço da população. Abrange diferentes áreas, como saúde, educação, cultura, moradia, políticas para as mulheres, crianças e adolescentes, direitos humanos e direitos sociais, juventude e população LGBTQIA+.

Atuou como Líder do Governo Vanazzi, entre 2017 e 2020, defendendo projetos fundamentais para o crescimento de São Leopoldo, como as obras de calçamento e o retorno da Tarifa Social da Água. Foi presidenta por duas vezes do Legislativo. Em 2021 sua gestão à frente da Câmara realizou importantes mudanças como a atualização do site oficial, criação do Memorial de Vítimas da covid-19 e a criação do Movimento Vacina Já, que se tornou referência em todo o Estado.

Já foi Procuradora Especial da Mulher da Câmara em 2019 e 2020, desenvolvendo iniciativas como o Curso de Formação Justiça de Gênero, em parceria com o Programa Gênero e Religião da Escola Superior de Teologia (EST). Em 2022, retorna ao posto de procuradora com o projeto de ampliar ainda mais os serviços e as políticas para as mulheres já existentes na rede de proteção do município.

É vice-presidenta estadual do PT desde 2019. Foi Deputada estadual entre 2011 e 2015, e candidata a vice-governadora na chapa de Miguel Rossetto, nas eleições de 2018. Na Assembleia Legislativa, se destacou em projetos de defesa das mulheres e nas campanhas contra a violência doméstica e de gênero. Também trabalhou muito pela valorização dos professores e pelas questões ligadas às políticas públicas e, em especial, na área da cultura.

Mãe de duas filhas, chefe de família, professora do município, iniciou sua militância na juventude e nos movimentos sociais. Foi diretora da escola Dilza Flores Albrecht, por três anos, e presidenta do Sindicato dos Professores Municipais de São Leopoldo, o CEPROL, de 2001 a 2003. Foi a primeira mulher do PT eleita para a Câmara de Vereadores, em 2004.

 

FILTRAR PROPOSIÇÕES

Últimas Proposições de Ver.ª Ana Affonso (PT)

Ver as 332 Proposições de Ver.ª Ana Affonso (PT)